Sobre a ONG

Você sabe que significa a palavra Escambo?

Segundo o Dicionário, a palavra Escambo significa: troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda.

No Brasil o Escambo foi realizado no início da colonização portuguesa, tendo em vista que os índios não conheciam nenhuma forma de moeda.

Seguindo a ideia de troca nasceu a ONG Escambo de Cultura, com o objetivo de contribuir na geração de renda e promover uma troca de culturas entre os refugiados e a população brasileira. E atualmente acontece através do Projeto Curso de Idiomas com aulas inglês, espanhol e francês, ministrados pelos próprios refugiados.

O lema da Escambo é: Faça Parte Desta Troca! Você é mais do que convidado a fazer parte da Escambo de Cultura.

História

A Escambo de Cultura nasceu em 10 de outubro de 2016, como um Projeto Social, em resposta às necessidades e anseios da Comunidade de Refugiados do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – Rio de Janeiro.

Um dos principais objetivos é contribuir diretamente para a emancipação social e financeira das famílias refugiadas em Duque de Caxias.

Quando o trabalho foi iniciado havia uma comunidade de aproximadamente 200 refugiados no município de Duque de Caxias, com baixa autoestima, baixa perspectiva de avanço, porém com enorme desejo de se estruturar na cidade e viver aqui os sonhos que, em seus países de origem, naquele momento, não fora possível.

Em 2019 o Projeto Social Escambo de Cultura, tornou se uma ONG – Organização Não Governamental, para assim melhor atender os refugiados através dos projetos.

A Escambo de Cultura possui três eixos de trabalho:

Promover aos refugiados geração de renda por meio de suas habilidades.

Proporcionar às famílias de refugiados auxílio social.

Organizar eventos e atividades abertas com o objetivo de proporcionar integração entre a sociedade brasileira e os refugiados.

Atualmente a ONG Escambo de Cultura tem os seguintes projetos:

Curso de Idiomas – Onde os refugiados ministram aulas de Inglês, Espanhol e Francês em dois polos na Baixada Fluminense: Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Aula Cultural – Encontros onde são abordadas temáticas sobre a questão do refugiado.

Missão

Criar oportunidades de geração de renda a refugiados, através de suas próprias habilidades e conhecimentos, também a troca de experiências culturais com as comunidades locais, valorizando nossas diferenças, e integrando esses imigrantes em nossa sociedade.

Visão

Ser reconhecido como um projeto social gerador de recursos, que tem como foco principal a valorização humana daqueles que necessitam.

Valores

Amizade, Igualdade, Fraternidade, Confiança, Amor, Troca de experiencias, União, Comunicação, Segurança, Aliança, Cuidado, carinho, compreensão e família.

×